segunda-feira, 7 de novembro de 2011

07-11-2011 * SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO PROMOVE ELEIÇÕES DIRETAS PARA DIRETORES DE ESCOLAS

Por Emídio Sena/Com informações SEEC
A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) fortalece a democracia na rede de ensino e promove eleições diretas para diretores e vice-diretores no período de 4 a 30 de novembro deste ano.

As eleições acontecerão em 326 Escolas Estaduais abrangendo os municípios circunscritos às 16 Direds (Diretorias Regionais de Educação) e a todas as regiões do Rio Grande do Norte. "O processo democrático é muito importante para a nova gestão escolar. A representação dos alunos é algo positivo para o crescimento educacional da Escola, que tem que focar o ensino e a aprendizagem como sua meta principal", destacou a secretária de Estado da Educação, Betânia Ramalho.

Com este processo de escolha de gestores pelo voto direto de professores, funcionários, alunos e pais de alunos, o Governo do Estado garante a continuidade e expansão da ação democrática na rede estadual de ensino, além de promover a abertura da Escola Pública para a participação efetiva da comunidade.

Têm direito a votar todos os alunos, a partir de 12 anos de idade, matriculados nas Escolas Estaduais que terão eleições diretas, além dos funcionários e professores do quadro do Estado que trabalham na Escola e o pai ou responsável por aluno (vota o pai ou a mãe, ou o responsável que assinou a matrícula).

O peso do voto é igual para todos. Para que sejam feitas eleições diretas, as escolas precisam ter acima de 100 alunos matriculados. Os diretores eleitos cumprirão um mandato de dois anos e terão direito a uma reeleição.

DIAS DE VOTAÇÃO

A escolha dos novos diretores das escolas estaduais acontecerá de 4 a 30 de novembro, das 8h às 21h, porém cada Dired (Diretorias Regionais de Educação) terá datas específicas para realização dos pleitos.

Em 54 escolas estaduais circunscritas às Direds sediadas nos municípios de Parnamirim, Nova Cruz e Ceará Mirim, as eleições começaram na ultima sexta-feira (04). Já no dia 8 de novembro serão realizadas eleições diretas em 25 escolas estaduais circunscritas às Direds sediadas nos municípios de São Paulo do Potengi, Macau e João Câmara. No dia 17 de novembro, acontecerão eleições diretas em 60 escolas estaduais circunscritas às Direds sediadas em Santa Cruz, Currais Novos e Caicó.

Outras 56 escolas estaduais, circunscritas às Direds sediadas em Apodi, Umarizal e Pau dos Ferros, realizarão as eleições em 23 de novembro. Para as 46 escolas circunscritas às Direds de Mossoró, Assú e Angicos, o pleito será em 25 de novembro. Em Natal, as eleições diretas para diretores, abrangendo 85 escolas estaduais, estão marcadas para o dia 30 de novembro.

ANTÔNIO MARTINS/RN: A Escola Estadual Governador Walfredo Gurgel, pertencente à Dired de Umarizal, terá sua eleição no dia 23 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário